Quem Somos

A Associação de Antigos Alunos e Amigos do Liceu Nacional de Oeiras/ Escola Secundária Sebastião e Silva (AAALNO/ESSS) pretende congregar todos os que, desde o primeiro ano de funcionamento do LNO, hoje ESSS, até ao presente, foram ou são alunos, professores e funcionários desta instituição ou que, de outro modo, têm tomado parte ativa na sua vida, assegurando um serviço público de educação de boa qualidade, referência essencial para a população do Concelho de Oeiras e sua área limítrofe.

A Associação nasceu em 2002, por ocasião da comemoração do cinquentenário da inauguração do LNO, a partir de um projeto que começou a delinear-se dez anos antes. Desde a sua fundação, tem desenvolvido atividade em várias dimensões.

Inserindo-se no meio social e cultural envolvente, tem concretizado iniciativas de cunho artístico, musical e recreativo, das quais se destaca a formação do grupo coral Viva Voz, aberto à participação e à fruição, quer de associados, quer da população em geral.

Partindo do objetivo estatutário de colaboração com a ESSS, a nível cultural e pedagógico, a Associação concretizou, ao longo do tempo, variados projetos, dos quais se relevam: a publicação, em 2003, do primeiro volume do livro de memórias “o Liceu”; a fundação, na ESSS, de um Núcleo Museológico; a comemoração de eventos significativos, tais como o sexagésimo aniversário da ESSS e o centenário do nascimento do seu patrono, Professor Sebastião e Silva.

Em todas estas iniciativas se visou tornar cada vez mais significativa a ligação entre os associados e a instituição e promover a confraternização entre as diferentes gerações que, através da Associação, se sentem de algum modo ligadas ao LNO/ESSS.

A atual direção, eleita em Julho de 2014, procurou dar sequência ao trabalho realizado pelas suas antecessoras, apresentando um projeto que obedece aos seguintes objetivos:

I – Promover a publicação de novo livro – memória “o Liceu”, em continuidade do editado em 2003.

II – Assegurar as condições de funcionamento do ViVa Voz, Grupo Coral da Associação.

III – Contribuir para o estudo, preservação e divulgação do património histórico e cultural do LNO/ESSS.

IV – Colaborar com a ESSS, designadamente no âmbito cultural e pedagógico.

V – Aumentar o número de associados, divulgando a existência da Associação através da dinamização de diversos meios facilitadores da comunicação.

VI – Estreitar laços com a Comunidade através de contactos com os órgãos autárquicos.

 

Assembleia Geral

  • Vitor Manuel Coelho Barros
  • Carlos Silva da Fonseca
  • Pedro Augusto Martins Pereira

Conselho Fiscal

  • Luís Manuel Félix Olímpio
  • Maria José Andrade Real Garcia Bentes
  • Pedro Manuel Oliveira Amoroso

Direcção

  • Francisco José Duarte Santana
  • Ana Maria Baptista Ornelas Bruges Lopes Simões
  • José Manuel Martins Lança

Supelentes

  • João Luís de Vasconcelos Calado Lopes
  • Maria Benedita de Matos Freire