Núcleo Museológico

Núcleo Museológico

De acordo com as preocupações do núcleo fundador da Associação de Antigos Alunos e Amigos do Liceu Nacional de Oeiras/Escola Secundária Sebastião e Silva, os Estatutos consagraram, no art.º 3.º, alínea c), como um dos meios de dar cumprimento aos objetivos visados no projeto inicial, a “criação e manutenção de um núcleo museológico”.

Hoje, podemos afirmar que essa intenção estatutária se encontra cumprida – a Escola Secundária Sebastião e Silva (ESSS), herdeira do antigo Liceu de Oeiras (LNO), possui um Núcleo Museológico cuja constituição se deve, em grande parte, às diligências da Associação. Importa, agora, manter o Núcleo, dar-lhe vida!

Constituição do Núcleo

O impulso fundador do Núcleo remonta a 2002, data da fundação da Associação e momento de convergência de esforços com a ESSS, na celebração do cinquentenário do LNO.

As atividades de valorização do património da Escola, então iniciadas, deram origem a uma exposição evocativa, inaugurada em 18/10/2002, com a presença do então ministro da educação, Dr. David Justino. Essa exposição tornou presente a memória de um passado relevante e alertou para a necessidade de inventariação e salvaguarda do património, elemento essencial na formação dos jovens.

De 2002 a 2008, a Associação prestou colaboração à ESSS, coordenando a inventariação de materiais, de acordo com normas museológicas rigorosas. Colaboraram nessas atividades diversos professores da Escola, em exercício ou já aposentados, alguns deles também membros da Associação.

Nos finais de 2008, a Direção da Associação, sabendo da existência de um programa de inventariação do património educativo, em desenvolvimento na Secretaria Geral do Ministério da Educação, sugeriu à direção da ESSS que fosse solicitada a inserção da Escola naquele programa, de modo a obter-se apoio institucional para o que, informalmente, se vinha realizando.

Posteriormente, a Direção da Associação, ao tomar conhecimento de que a ESSS seria incluída no plano de requalificação dos edifícios escolares, a cargo da Parque Escolar, solicitou à direção da ESSS que veiculasse, junto do Ministério da Educação, o pedido de que, na reorganização do espaço escolar, fosse prevista uma área com valência museológica.

A Direção da ESSS anuiu e, em reunião da ESSS e da Associação com a equipa dirigida pelo arquiteto Vitor Mestre, na qual participou a Doutora Raquel Henriques da Silva, foram discutidas diversas alternativas. Foi considerada mais correta a de musealizar um espaço específico – o antigo laboratório de Física.

Assegurado o espaço do Laboratório, entendeu-se dever ser esse o coração do Núcleo, centro do projeto de estudo e organização do acervo. Materiais ligados a outras disciplinas ou à história da instituição (memorabilia) ficariam alojados em expositores provenientes do antigo mobiliário do Liceu, a instalar em locais que garantissem a valorização do acervo como recurso pedagógico.

Instalação e Certificação do Núcleo

Para garantir a correta orientação do trabalho futuro, a Associação, com o aval da direção da ESSS, contactou, em 2011, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), que deu parecer favorável quanto à coerência da coleção constituída e sugeriu a celebração de um protocolo entre a Universidade de Lisboa/MNHNC, a ESSS e a Associação.

O protocolo foi celebrado em 18/04/2012. Pela Universidade de Lisboa assinou o então reitor, António Sampaio da Nóvoa.

Finalizadas as obras de requalificação da Escola e assegurada a montagem do Laboratório pela equipa de professoras aposentadas, o Núcleo Museológico foi formalmente inaugurado em 18/10/2012, com abertura ao público do Laboratório Histórico, integrada em exposição comemorativa do 60.º aniversário do LNO.

Articulação do Núcleo com o projeto pedagógico da ESSS e do Agrupamento

Até ao final do ano letivo de 2014/2015, as atividades que levaram à criação do Núcleo Museológico foram impulsionadas e coordenadas pela nossa Associação, com a concordância da direção da ESSS.

Na presente data, criado o Núcleo, encaminhada a musealização do acervo, perspetivada a museografia e tendo em conta o novo contexto socioeducativo – a ESSS é agora sede do Agrupamento de Escolas de Oeiras e S. Julião da Barra –  importava acentuar as potencialidades pedagógicas do Núcleo Museológico constituído.

Nesse sentido, em 29/05/2015, a direção da Associação propôs, à direção da ESSS que, a partir do ano letivo de 2015/2016, a coordenação dos trabalhos seja assumida por um docente da ESSS, coadjuvado por outros professores da Escola e do Agrupamento, o que foi aceite.

A Associação, honrando o compromisso estabelecido nos seus Estatutos, continuará a prestar apoio ao Núcleo, para o que solicita a colaboração dos Associados.